Tel:( 85 ) 3321-1112

Patrimônio Cultural

A cultura é o que define uma nação, um povo, um grupo étnico. O patrimônio cultural de uma dessas coletividades é o que os distingue dos demais. E essa distinção não é com o intuito de ser um elemento segregatório ou uma forma velada de preconceito, mas um meio de se construir uma identidade, seja por intermédio da arte e de suas formas de criar, fazer e viver; das obras, objetos, documentos, edificações; e dos conjuntos urbanos e demais sítios de valor histórico, paisagístico, arqueológico, ecológico e científico. A identificação e preservação desses bens culturais é algo tão importante para a humanidade como um todo, que foi criada a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, órgão que visa defender esse patrimônio. E um dos principais fatores que devemos cultivar para preservar e defender é o respeito.

No decorrer desses 10 anos de administração da pousada dos capuchinhos, o Frei José Maria e sua equipe de funcionários fizeram questão de preservar toda a história enraizada no Mosteiro, prédio esse construído em 1934 pelos frades Italianos Lombardos.  Todo esse patrimônio, suas estruturas arqueadas e seus ambientes e jardins como também a capela de estilos clássico que relembra o gótico foram totalmente preservados e restaurados através de reformas que nunca abalaram suas estruturas de época.  As reformas foram sempre acompanhadas por amigos que trabalham na área de arquitetura, como por aqueles que querem o bem da pousada e pela própria Igreja Católica.

O trabalho de restruturação e de ampliação da pousada, veio com intuito de embelezar o rico acervo arquitetônico do antigo mosteiro, sem tirar a essência de época e de sua historicidade.  A atual administração do mosteiro sempre ficou atento as reformas e suas peculiaridades, respeitando sempre a cultura e a história dos antigos frades e da população de Guaramiranga.

Para que essa preservação se efetive, não deve ser um esforço em apenas uma frente, que são os órgãos governamentais, mas da sociedade como um todo. A valorização da cultura será desenvolvida concomitantemente com o reconhecimento da mesma pela população. A plenitude desses valores deve se dar integralmente, respeitando os regionalismos e todas as nuances e particularidades que nossa brasilidade apresenta. Precisamos coibir o vandalismo demonstrando o valor histórico de nossos monumentos e respeitar a natureza como o nosso patrimônio ecológico.  Conscientizar todos de que nossas diferenças devem ser nosso ponto de união, pois a busca da preservação de nossa identidade deve se dar pelo respeito às diferenças, pois são elas que fazem a força de nossa humanidade.

Como diria Sócrates: “O melhor de todos os homens não é um único indivíduo, mas a união de todos nós, de tudo que sabemos e construímos, é um coletivo”

Política de Privacidade

1 - Nossas Diárias incluem café, almoço e jantar.

2 - Hospedagem de crianças de 0 a 5 anos são cortesia do hotel, desde que ocupem o mesmo quarto junto dos responsáveis.

3 - A Diária tem inicio com a 1ª refeição e fecha com a terceira.

4 - Chegadas antecipadas e saídas após o horário determinado ficam sujeitas a nossa disponibilidade é cobrança.

5 - Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida a hospedagem em hotel de criança ou adolescente, salvo se autorizado por escrita, pelos pais ou ainda acompanhado de responsável devidamente identificado, e com autorização por escrito. Lei 8.069/90 Arts  82 e 250. É recomendável também que mesmo as crianças que estiverem acompanhadas de seus pais estejam portando seus documentos: Certidão de nascimento, RG, etc.

6 - Confirmação de reserva adiantamento via deposito bancário no valor de uma Diária até 10 dias antes da data da entrada. E o restante direto no Hotel.

7 - Prazo de cancelamento da reserva é de 72 horas antes do check-in.

8 - Em caso de cancelamento, já com o deposito feito o valor depositado fica como credito para o depositante usar em futuras hospedagens valido por um ano.

9 - Aceitamos Dinheiro, cartão de Debito e Credito e Cheque do dia.

10 - Não aceitamos animal de nenhum porte em nossa pousada. 

Contato





A Pousada

 

O Convento de Guaramiranga (N. Senhora de Lourdes) nasceu de um projeto muito esperançoso da Cúria Geral que desejava promover o desenvolvimento das missões capuchinhas do Norte do Brasil,levando-as a organizarem em conjunto um Noviciado e Estudantado Teológico comum. Após uma sondagem minuciosa foi escolhido Guaramiranga para instalação da casa de formação.

 

Primeiro chega a Fortaleza Frei Bernardino de Désio,em 19 de Janeiro. Vem trazendo um caminhão carregado de material. E já em 20 de Janeiro inicia o trabalho de terraplanagem e perfuração do poço. Após a visita do Superior Regular, Frei Bernardino de Mornico,chega Frei Constâncio para benzer,a pedra Fundamental,e em 22 de outubro do ano de 1934 começa a construção sob direção de Frei Bernardino de Désio.

 

Para alegria da Ordem Capuchinha no Brasil, em 18 de Dezembro de 1935, é terminada a construção do convento dando inicio a nova Fraternidade e o estudantado.

 


De 15.10 a 30 de Dezembro de 1942, no período mais difícil da II Guerra Mundial, convento da Gruta ,acolhe o Seminário de Messejana e seus professores em vista de uma ordem do Comandante da 7ª Região Militar,comunicado aos Missionários Lombardos determinando; " Os súditos do Eixo sejam afastados da costa". No fim de 1942, os frades retornam para Messejana como também o estudantado teológico.

 

Em 1997 terminada á construção da Residência Missionária, no Piauí, o provincial Frei João Alberto transferi o noviciado de Guaramiranga para essa nova casa. Após 56 anos Guaramiranga deixa de ser o noviciado da Província.

 

Hoje o antigo Convento, agora pousada trabalha com fins hoteleiros, aberto aos religiosos, ao clero e ao povo; como casa de hospedagem e encontros, sobretudo para grupos ou pessoas que vem fazer oração e retiro. Foi em vista disso que a pousada passou por várias reformas, as primeiras feitas por Frei Domingos colocando banheiros e sanitários nos quartos. E com a chegada de Frei José Maria em 2004, inicia uma nova fase de expansão hoteleira. Com uma visão mais aguçada e empreendedora frei José Maria inicia a ampliação e reformas como, por exemplo; Recepção Restaurante, cozinha, Quartos, Auditório, sítio, Capela. E por fim investiu na formação de melhores funcionários. O intuito maior de tudo isso é atender bem e dar mais comodidade aos nossos hóspedes.

 

Como resposta simbólica aos apelos de Cristo a Francisco, "Reconstrói a minha Igreja!", Foi motivo de interesse pessoal do frei José Maria a luta por um lugar melhor e de excelência no ramo hoteleiro.

 

Missão
Prover serviços de hospedagem com excelência, assumindo um compromisso de atender sempre com maestria os amigos que nos procura, objetivando sempre a manutenção do prédio como também as relações de amizades com todos.

 

Visão
Nosso principal compromisso é ser reconhecido como uma pousada que preza pelas relações interpessoais, onde o ser humano é visto com respeito e dignidade, aliado a fé presente nas missas diárias, e acima de tudo como referencia no mercado hoteleiro.

 

Nossos Valores
Responsabilidade social e ambiental
Trabalho em equipe
Qualidade
Ética e Respeito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guaramiranga